Wednesday, May 19, 2010

Thursday, May 6, 2010

Eu com 40 semanas
O João acabado de nascer




Olá!!!
Depois de algum tempo venho contar como correu a minha gravidez e parto

Conforme palpite de muita gente o meu bebezinho é realmente um menino, lindo e muito calminho
Minha gravidez foi tranquila e correu tudo bem, no fim tive a glicemia um pouco elevada mas nada de mais. Engordei só 7 kg, por volta do 5º mês comecei a sentir o João Pedro a mexer, a hora preferidas dele era da 22h às 3h da manhã.
Desde que soube que estava gravida, comecei a me questionar e a falar com o meu marido, onde iriamos ter o João.... Hospital da Luz? Maternidade Alfredo da Costa? Hospital Santa Maria? Em casa!!!!!!?
Ao 5º mês conhecemos o Enfermeiro António Ferreira, e depois de uma longa conversa ficou decidido, se tudo correr bem no período que falta da gravidez, comigo e com o João ele nasce em casa.
Dia 14 de Janeiro de 2010 às 4:40 da manhã comecei a perder líquido, mas não tinha contracções, liguei para o António e fomos falando durante todo o dia, a noite ele veio ter comigo em casa, o João estava óptimo, eu apesar de não ter contrações tinha 4 cm de dilatação. Jantamos e todo mundo foi dormir, eu estava tão ansiosa que não consegui dormir.
Dia 15 de Janeiro, continuava a perder liquido, mas, nada das contracções chegarem, já estava preocupada e um pouco triste pois não queria ir para o hospital, neste dia o António começou a fazer aplicação de prostagladina via vaginal para estimular as contrações, sempre a ouvir o coraçãozinho do pequeno João, foi assim o dia todo de 3 em 3 horas e nada, mais ou menos, às vezes eu tinha umas contracções não dolorosas mas nada frequentes, às 20 horas ele disse que se até às 22h não tivesse alterações, que eu teria de pensar na possibilidade de ir para o Hospital, liguei para a minha mãe e chorei... chorei e chorei pois não queria ir para o Hospital...
Meu marido chegou em casa por volta das 21h com um delicioso Mc, comi aquilo com tanto gosto que ia a metade do lanche e começaram as contrações, dolorosas e de 5 em 5 mim. Que alegria parecia que a coisa iria engrenar, o António fez o toque às 22 horas e eu já tinha uma dilatação de 7 cm.
Como a minhas contrações eram muito curtas e o intervalo mantinha-se de 5 em 5 minutos, custou a fazer a dilatação completa, quando fiz e o António fez o toque, percebi que ele não tinha gostado muito do que tinha tocado e ficou preocupado, mas como ele não falou nada, também não perguntei, o coração do João estava otimo, e eu estava tranquila, por saber que o meu bebe estava bem. Por volta das 24 horas comecei a sentir vontade de fazer força e tinha muita dor, fiquei na cama, no sofá, fui para a banheira, para a bola para a piscina, voltei para o sofá, fazia força e sentia dor, acabei no banco de partos no chão da sala. Meu marido me deu muita força e me ajudou muito, sempre dizendo que estava tudo bem e que eu seria capaz, acho que sem ele eu não teria sido capaz.
Chegou uma altura que já não tinha mais forças, mas, o António e meu marido sempre acreditaram em mim e me deram forças, perto das 4:30 da manhã do dia 16 de Janeiro, o Parteiro pediu a Doula que pegasse umas coisas e dei conta que ele iria fazer a epsiotomia, ai pensei, cheguei até aqui e vou conseguir sem ajuda, mesmo sem contrações, enchi meu peito de ai, juntei todas as forças que me restavam, me agarrei ao meu marido e meu filho nasceu, no dia 16 de Janeiro de 2010 às 4:40 da manhã, lindo em otimo estado e com 3,500 kg, que emoção, que alegria e que alivio.
Eu tive meu filho em casa, consegui, me senti tão forte, tão mulher e tão cansada.
O cordão só foi cortado depois de parar de pulsar, o João veio logo para o meu colo. Enquanto eu era cozida a Doula Cristina Pincho e o meu Marido vestiram o João que depois voltou para o meu peito e mamou logo, por uma hora e meia


No dia seguinte fiquei a saber, que o João nasceu em posição não muito favorável, nasceu “olhando para a lua” quando fui tocada e o Parteiro fez uma cara de preocupado foi porque quando sentiu em que posição vinha o João pensou que fosse dar incompatibilidade, pélvica-cefalica, mas meu valente bebe la deu um jeitinho que passou pela pélvis e eu lá senti alguma dor e fiz muita força e ele nasceu. Se tivesse ido para o Hospital o João ou teria nascido de cesariana ou teriam usado ventosa ou forceps, mas, graças a Deus não foi preciso.
Hoje ele está com quase 4 meses, lindo forte e saudável....
O único problema que temos é que não se sabe o porque ele não voltou a pegar a mama, então eu tenho que andar a tirar o leite para ele e é um bocado cansativo, mas ele esta com aleitamento exclusivo.

Beijinhos
Paula