Thursday, June 23, 2011

Amamentação

Amamentação

A amamentação é uma fase que pode ter um inicio fácil ou mais complicado é como a gravidez com mais ou menos enjoos...
Da mesma maneira que nos preparamos para a gravidez depois para o parto e para os 1º cuidados com o recém-nascido , é importante que também nos preparemos para a amamentar, fale sobre o assunto com uma profissional. Quando temos conhecimentos e estamos preparadas é muito mais fácil, o desconhecido nos assusta e nos bloqueia e muitas vezes impede que as coisas corram como planeamos, antigamente os conhecimentos eram passados de geração para geração, as mulheres viviam em uma "roda feminina", aprendiam com as mais velhas, pois, viam elas parirem, amamentar e cuidar de uma criança, hoje em dia perdeu-se isso e as mulheres são criadas para serem grandes executivas.
A amamentação pode ser dificultada por vários motivos, um deles é que a descida do leite ocorre por volta do 3º dia, podendo causar alguns desconfortos, tais como dores, febre entre outros, neste período, também podemos ter o famoso baby blues, só nos da vontade de chorar, precisamos de muito apoio, carinho e compreensão.
A amamentação tem que ser um momento de amor, bom, feliz, tem que ser por vontade própria e não por obrigação.
Tem que ser uma escolha informada, apesar de ser o melhor para o seu filho, por todas as vantagens que tem o leite materno, não se sinta culpada caso não consiga amamentar.
Quase todas as mulheres podem dar de mamar e 99 % das mulheres produzem leite suficiente para o seu filho, são raros os casos de mulheres que não têm leite suficiente ou que não produzam leite. O mais comum é as mulheres não serem bem orientadas, para que tudo corra bem o inicio da amamentação é muito importante. O bebé tem que fazer uma boa pega, deve ser a livre demanda e não com hora contada e marcada, a mulher precisa de uma rede apoio, que a ajude em seus afazeres domésticos e ela possa se dedicar a 100% ao bebé e a ela própria nos primeiros dias.
A amamentação normalmente não deve causar dores e desconforto.
Não desista na 1ª dificuldade, existem muitas maneiras de amamentar o seu filho, não precisa ser especificamente com ele a mama, procure uma profissional caso tenha duvidas e dificuldades.

Paula Canelas

2 comments:

  1. Aconselho todas as grávidas que estejam interessada em amamentar em procurar ajuda e informação...

    Não me canso de dizer que foi graças à Paula e à Raquel que amamentei em exclusivo até aos 6 meses e que agora continuamos a caminho da meta dos 2 anos , ou mais... Só pretendo parar quando a minha filha assim o desejar...

    Não há palavras para descrever os momentos em que dou mama à minha filha... são mágicos, são nossos...

    E posso dizer que sei que tenho estado a transmitir-lhe através do meu leite tudo de bom... Posso dizer que em 6 meses graças a Deus a minha filha nunca esteve doente, apesar de eu ter apanho gripes e infecções...

    Mas sobretudo posso dizer que sempre pude consolar e mimar a minha filha, quando ela teve dores de barriga, ou dores da vacina, ou qualquer outro desconforto, pois no meu peito ela sempre mas sempre fica mais calma e confortada...

    Sempre segui as indicações delas, não criei horários, ignorei os comentários que me poderiam fazer desistir e sobretudo tive e tenho acima de tudo o apoio incondicional do meu marido, que assistiu sempre as aulas comigo e conseguiu perceber a importância da amamentação e a importância do apoio dele...

    Mais uma vez muito obrigada minhas amigas....

    ReplyDelete
  2. Querida Cláudia o mérito é todo teu e de tua linda família :)
    Beijinhos e podes contar sempre connosco

    ReplyDelete