Thursday, August 13, 2009

Parto hospitalar na Holanda

Olá!
Gostaríamos de começar a deixar neste cantinho alguns relatos de partos. Vários partos, todos diferentes, todos de cada mulher, para partilhar, para percebermos as possibilidades, o que há, o que pode haver, o que se pode ou não se pode escolher. Queremos incentivar o pensamento, a auto reflexão, queremos fazer com que nós e cada mulher perceba o que gostaria de mudar, o que quer e o que não quer e possibilitar a partilha.
Não queremos nunca em tempo algum fazer juizos de valor...cada uma pode e deve ter o parto que escolher para si, se isso for a sua escolha, isso é o mais importante...sempre! Por isso iremos colocar aqui vários relatos, relatos de partos em que a mulher teve intervenção, teve o parto que queria e também o outro lado.
Começamos com o parto da Patrícia - http://babyjust.blogspot.com/ - a quem quero agradecer desde já por nos permitir esta partilha, tudo de bom para voçês! Parabéns pelo G. felicidades!
Este parto aconteceu na Holanda e foi um parto Hospitalar mas consegue perceber-se muitas diferenças entre o hospitalar lá e cá.

Relato da Patrícia

"Cá o parto é bem diferente, normalmente em casa, mas eu já tinha dito desde o início que queria ter no hospital, e assim foi! Normalmente fazemos o processo de dilatação em casa e só vamos para o hospital (com a parteira que vem ter a casa) no final... quando liguei à parteira estava com contraccoes de 3 em 3 minutos, para segundo parto já é avancado, por isso ela mandou-me ir logo para o hospital e encontravamos lá!O quarto é no hospital mas é separado da parte médica, parecia um quarto de Hotel, mesmo, decoracao linda, luzes que dava para por baixinhas, rádio com CD´s que eu levava uns cd´s e puz, casa de banho com banheira para partos na água tudo, um hotel... cheguei lá às 2 da manha, ela avaliou-me, 4 dedos a avancar bem,e fiquei lá com o Florian no quarto, ela foi para outra sala descansar, voltaria às 4:00! ficamos 2 horas os dois, e claro que as contraccoes comecavam a apertar, mas com respiracao e o apoio do Florian, lá foram passando! andava de um lado para o outro, sempre de pé!às 4 da manhã a parteira voltou, mediu o colo, 7cm, mas as àguas ainda nao tinham rebentado por isso rebentou! Mas aí complicou-se, as àguas eram muito escuras, sinal de mecónio, ou seja o bebé tinha feito cocó no líquido, o que poderia ser um sinal do bebé estar em stress, a parteira (que era um amor) disse logo, vamos para a parte médica, (se estivesse em casa isto às 4:30, teria de ir para o hospital!!) a parte médica era duas portas ao lado, lá fui eu de cadeira de rodas, aí para um quarto já de hospital, com equipe médica e enfermeiras, puseram-me uma sonda até à cabeca do bebé para o monitorizar, e a partir daí foi tudo tao rápido (4:30 às 4:58) acabei a dilatacao e fazer forca, dei à luz novamente como do Rafael, de cócoras num género de cadeira de parto com o Florian a apoiar-me!! fiz forca umas 3 vezes acho eu! depois ele já estava em cima da minha barriga, aí sim..... tudo passa !!!!Tive de ser muito cozida, levaram mais de 40min no corte e costura pois ele rasgou! mas já passou!Por volta das 6 trouxeram-me muuuuita comida e champagne, às 7 fui tomar duche e fazer xixi, só saimos do hospital depois de tomar duche e fazer xixi, sao as regras! Ele nasceu às 4:58, às 8:45 estava a chegar a casa, às 9 estava a tomar o pequeno almoco sentada à mesa com a família toda........ pois é Holanda!"

No comments:

Post a Comment