Tuesday, July 7, 2009

O poder do Feminino

Eu não sou feminista, antes pelo contrário acho que homens e mulheres têm direitos iguais, sou então pela igualdade. Cabe a todos nós homens e mulheres reclamar-nos a nossa liberdade, a nossa independência, os nossos direitos enquanto seres humanos.
A mulher quer se queira quer não tem um papel que o homem nunca poderá ter que é gerar um filho dentro de si e faze-lo nascer para o mundo. Sim, dirão voçês que sem o homem a vida não existiria e sim claro o homem coloca a semente na "terra fértil" e depois gera-se o milagre da vida!
Porque será, que tal como eu que tive e ainda luto com alguns problemas de auto estima mas que me sinto cada vez mais plena e em harmonia, que tantas mulheres duvidam de si, do seu corpo, do seu poderoso 6º sentido e entregam-se completamente nas mãos de outros. Sim os médicos são sabedores mas nunca podemos entregar nosso corpo principalmente quando ele carrega outra vida. Quando digo isto falo também por mim que aceitei quase sempre tudo o que me disse o obstetra e que da minha maneira fui fazendo o que me diziam para fazer no hospital. Nunca disse quero assim ou assado, estou no meu direito bolas! quero ter a minha filha de cócoras se me apetecer! mas pronto, não dá jeito, num hospital temos de fazer o que nos dizem, apesar do corpo ser nosso!
Quem fala num parto fala em qualquer outro aspecto da nossa vida, num atendimento no hospital, uma consulta, qualquer coisa que envolva nosso bem estar. Somos donos do nosso corpo e temos de zelar por nós próprios e isso não cabe a nenhum médico, mas a nós!
Agora dou por mim a fazer isso no que toca á minha filha. Vou ao médico e ouço mas eu é que sei o que é melhor, não aceito tudo o que dizem! questiono, leio, vejo outras opiniões e penso no que é melhor para ela, para o seu corpo e sua mente.

A gravidez por exemplo é um dos momentos em que muitas mulheres são tratadas com paternalismo e muitas vezes como se fossem estúpidas. As mulheres que fazem perguntas, muitas vezes incómodas, são olhadas de lado, não digo por todos, mas por muitos!
Não venho nem estou aqui para falar de partos em casa, ou em hospitais porque acho que a mulher tem o direito a ter o seu parto respeitado seja onde for, seja um parto vaginal ou uma cesariana. O respeito começa muitas vezes numa primeira consulta pré-natal e na forma como aquela mulher, aquela grávida cheia de luz dentro de si é tratada, é respeitada.


Raquel

4 comments:

  1. nem mais!
    acho que a unica pessoa que no fundo me divia respeitar e acreditar em mim e não o faz dai eu sentir me um pouco em baixo é o papi... é o que os medicos dizem e prontos, sabes as vezes sinto me como mão do filho dele ...é estranho dizer isto mas é na verdade como eu me sinto...ele mais que ninguem devia ouvir me ,entender me procurar satisfazer até mais não,as minhas duvidas,deseijos...mas não eu sito me a cada dia que passa mãe do filho dele...

    desculpa o desabafo...
    jitos

    ReplyDelete
  2. Olá Kel!
    Olha, eu fiz durante a minha gravidez o que os médicos diziam... confiava muito mais na minha obstetra do que nas pessoas que encontrava nas urgências do Hospital...
    Com ela, sentei-me e chorei por ter perdido o meu filho...
    E naquela altura eu precisava era de alguém que me indicasse um caminho...

    Bom, mas voltando ao tema, se eu tiver a graça de voltar a engravidar, concerteza que vou viver a gravidez de forma diferente, e vou pelo menos tentar fazer ouvir algumas das minhas questões e dúvidas... assim como parto, não será só como elas querem, mas também como eu acho que deve ser...

    Beijo!

    Sandra

    ReplyDelete
  3. Revejo-me muito neste post, porque apesar de ser daquelas mulheres que tudo questionam (CHATA diz o meu marido ;o), muitas vezes vejo-me "obrigada" a deixar andar porque é assim e ponto final!

    Os médicos são seres humanos que também erram e o facto de os questionarmos ainda é uma grande tabu.

    Mas a experiência conta muito e quase todas nós, depois de sermos mães, vemos tudo de uma forma diferente principalmente no que toca ao(s) nosso(os) filhos(s)!

    Há que lutar pela igualdade e não deixar andar…

    Obrigada pelo texto que me fez parar e pensar ;o)

    Beijos grandes
    Tété

    ReplyDelete
  4. Lindo texto amiga só podia vir mesmo de ti, uma Mulher linda com uma alma ainda mais linda e plena.
    Obrigado por fazeres parte da minha vida.
    Tens toda a razão sobre o que escreveste e espero que ao longo do sec. XXI a Mulher se começe a questionar mais e a lutar pelo que quer e merece e o parto é sem dúvida algo pelo qual vale a pena lutar :)
    Muitas felicidades para este novo cantinho que continuarei a acompanhar.
    Beijos
    Alice

    ReplyDelete